Dermatite em cachorro: quais são as principais causas?

blog01

A dermatite canina pode acometer qualquer cão, independentemente da idade e raça.

Entenda quando aquela coceirinha do seu cachorro deixa de ser normal, quais as principais causas e como tratar a dermatite em cachorro.

DERMATITE ATÓPICA EM CACHORRO: O QUE É?
Você olha para o seu pet e ele está o dia inteiro com aquela coceira insistente, para lá e pra cá?

No primeiro momento, é até comum desconfiar que ele está com pulga ou carrapatos, porém, descartada essa ideia, o problema pode ser outro. Você sabe o que é dermatite em cachorro?

É uma patologia caracterizada por uma inflamação ou infecção na pele do pet, causada por diferentes agentes. Ela pode durar horas, dias ou meses. Tudo dependerá da causa do problema.

É importante reconhecer a causa da dermatite o mais rápido possível, para que você possa procurar ajuda especializada para o seu amigo de quatro patas e dar a ele o melhor tratamento.

Dermatite em cachorro: Shih Tzu e Golden Retriever
Essa doença pode acometer qualquer cão, mas é mais comum em algumas raças de pets como o Shih Tzu e o Golden Retriever. Muitas dobrinhas no corpo podem se tornar um ambiente perfeito para que ocorra a dermatite em cachorro.

O QUE CAUSA DERMATITE EM CACHORRO?
Reconhecido o problema, é preciso entender o que causa dermatite em cachorro.

A dermatite em cachorro pode ser deflagrada por diversos fatores, como alergias (ectoparasitas, alimentares, etc), predisposição genética, hormonais, etc. Porém, pode ser dividida em alguns casos:

Dermatite alérgica em cachorro por picadas
A dermatite alérgica em cachorro pode ser causada por picadas de pulgas, mosquitos e carrapatos. Quando o pet é alérgico às picadas, uma única pulga, carrapato ou mosquito pode causar uma coceira intensa pelo corpo todo.

Dermatite atópica em cachorro
O pet que tem dermatite atópica possui uma predisposição genética para isso. Nesse caso, diversos fatores levam a coceira e feridas, podendo ter mais de uma causa que provoca a alergia.

Pode ser causada por substâncias que estão no ambiente que o pet vive, como poeira, ácaro, pólen, entre outras, por determinados alimentos e até mesmo ter a alergia de picadas associada.

Dermatite por infecção bacteriana aguda
Também conhecida como dermatite úmida em cachorro, geralmente, se apresenta com uma lesão bem localizada, que causa muita coceira, dor e vermelhidão. Pode ser causada por falha na secagem nos banhos, umidade em excesso nos pelos, feridas por mordedura, etc.

Dermatite acral por lambedura
Você já notou seu pet estressado, lambendo as patinhas com frequência? Cuidado, isso pode se tratar da dermatite acral por lambedura. O pet lambe excessivamente uma determinada região a ponto de causar feridas no local.

Deve ser observado se primeiro aparece a ferida ou o comportamento de lambedura. Caso essa alteração comportamental seja causada por estresse e ansiedade do cachorro, podem ser recomendados fitoterápicos, homeopáticos ou até mesmo remédios como antidepressivos ou ansiolíticos (sempre com supervisão veterinária).